13 de setembro de 2018

Pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (13/9), revela que Luiz Inácio Lula da Silva estaria muito perto de vencer no primeiro turno as próximas eleições presidenciais. Se sua candidatura não tivesse sido impugnada injustamente pelo TSE, Lula sozinho atingiria o número de todos os outros candidatos somados. Os números são um indicativo da motivação do Judiciário em tirá-lo da disputa. Entretanto, Lula renasce em Haddad, que já aparece na liderança da nova pesquisa.

De acordo com a pesquisa, com 22% das intenções de voto, Fernando Haddad, oficializado como candidato à presidência da República pelo PT, na terça-feira (11/9), lidera a corrida presidencial. Em um eventual segundo turno, Haddad, com ou sem a menção de que é apoiado por Lula, venceria Jair Bolsonaro. No primeiro caso, ganharia de 34% a 24% do candidato do PSL. No segundo, de 36% a 24%. Haddad também se elegeria se disputasse com Marina Silva ou Geraldo Alckmin.

Ao contrário das demais pesquisas divulgadas nessa semana, a Vox explicitou ao eleitor que Fernando Haddad é o candidato apoiado por Lula.

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança chega a 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01669/2018.